quarta-feira, novembro 14, 2012

A grande dificuldade de respeitar escolhas/ opiniões

Existem coisas que por mais que não concordemos são inquestionáveis. Está certo que no momento eu posso ter questionado ou discordado, mas fazendo uma análise fria sei e admito que estava errada.

PN x Cesárea
Eu escolhi cesárea e nem por isso falo que parto normal é ruim. Se fosse não seria natural. Ainda sim não escolhi normal e nem por isso invento mentiras, questiono ou critico quem escolheu tal, pq sei que é o melhor para a mãe e para o bebê e ponto final, isso é inquestionável.

Amamentação Exclusiva X Complementação
Ok, muita gente sabe que meu sonho era amamentar exclusivo até seis meses, mas não deu, e aí?! Muda a regra pq EU não consegui?! Nã na ni na não! O leite materno é o melhor alimento pro bebê, isso não sou eu uma pobre mãe quem diz, é a OMS, portanto questione a OMS não a mim.
Não é pq reduziu a produção do meu leite e algumas vezes tasquei NAN na minha filha por pura preguiça ou cansaço #shameonme que o leite materno deixou de ser o ideal. Infelizmente ocorrem imprevistos, fazer o que?! Na próxima farei o possível novamente e o impossível. Se não der novamente, paciência! Dessa vez estou me preparando psicologicamente para todos os imprevistos.

Palmadas x Conversa 

Sou adepta a conversa, mas não vou negar quando foi preciso dei uma palmadinha sim (me odeiem). Tem dias que só o sangue e a criatura vira gremlin mesmo. Não sou covarde, não se bate em criança,  concordo que seja covardia. Mas aqui tem limites sim! Tem a primeira parte com ''meu amor não faça assim''até chegar a parte do depois que eu já avisei 10 vezes e a fia olha pra minha cara e vira o copo com água no sofá só de sacanagem mesmo. Aí leva palmada, mas na maioria das vezes ela vai para o cantinho da disciplina e só (sim, esse tem muuuuuuuito mais efeito).
Penso que ninguém deve bater em ninguém, mas não sou perfeita e ás vezes as coisas fogem do controle, e se tem uma coisa que eu nao gosto de perder como mãe é o controle da situação. Sou bem general mesmo. Enfim, depois da palmada as coisas mudam e passam a ser o certas?! Não! Quanto a isso acho que até podem existir questionamentos pois ainda acho que cada pai sabe o que é o melhor para seu filho, desde que não espanque, machuque, castigue ou maltrate o filho. A questão é que eu ajo de tal forma mas RESPEITO quem pensa/faz diferente dentro dos padrões que citei acima.

Alimentação Saudável x Não Vai Morrer Se Tomar 1l de Refri

Ok, confesso que no quesito alimentação sou bem mãe de merda. Não como brócolis, quiabos, legumes e etc. Mas dentro do possível tento inserir esses alimentos no cardápio da Giulia.
Tento ao máximo evitar alimentos (se é que podem ser chamados assim) com excesso de açúcar, fritura, sal, corantes... Mas ás vezes foge do controle. E aí?! Passa a ser certo assim? Só quando possível? Claro que não, o certo é evitar ao extremo, mas se não dá fazer o que? vou fazer que cortar definitivamente essas coisas é ser extremista e que não vai evitar que meu filho tenha cáries, verme e outras ziquiziras? Ah me poupe né?
Tudo é uma questão de costume, se a criança for acostumada com uma alimentação saudável  assim ela fará até a fase adulta. Alimentação saudável é o melhor e ponto! Chega a ser insano questionar isso, principalmente quando se fala de alimentação infantil.
Não banco a extremista, mas também não banco a liberal, mas continuo achando que se eu conseguisse ser extremista seria o melhor. Ás vezes não é nem questão da criança gostar do que não é saudável, é o fato de ter opção. É muito mais fácil abrir uma latinha de refrigerante a fazer um suco natural né? Bem mais cômodo. Tenho tentado melhorar nesse aspecto (e nos outros também).



Tenho notado uma dificuldade muito grande das pessoas de aceitar as escolhas alheias. Passei a perceber isso depois que a Giulia cresceu, pois eu tive que fazer muitas escolhas. Escolinha ou ficar em casa até ela crescer mais um pouquinho, deixar comer o doce para ela parar de chorar ou ser firme e passar carão com a cria fazendo birra..
Confesso que eu faço mais o tipo que quer se explicar e ser compreendida que com o tipo questionadora. Acho que eu me explico demais para os outros, explico pq escolhi tal coisa, explico pq acho assim ou assado. Justifico demais, sabe? (aliás, acho que é por isso que quase não tenho postado aqui, escrevo um post imenso e quando paro pra ler é um post ''na defensiva'', explicando pq penso assim, o que me levou a pensar e agir assim e isso é chato, eu concordo e não quero passar isso aqui pro blog, acho que fica bem egocentrico).
Mas com as escolhas dos outros eu estou sempre tentando tirar o lado positivo e concordar com aquilo (no que se refere a maternidade), abstraio o que nao concordo e não acho que valha a pena discutir. Acredito que isso não seja falar só o que a pessoa quer ouvir e me passar por bajuladora, mas sim pq acredito que cada um tem sua opinião quanto a algo e eu não tenho o direito de apontar aquilo como errado (ainda mais quando está certo) pq eu não concordo. Acredito que isso seja respeitar a opinião do outro e de educação também, e é isso que está faltando. É isso que quero ensinar a minha filha, não do meu jeito, mas do jeito certo. Que ela tem que respeitar e pronto. O certo não passa a ser errado só pq não concordamos.


                                                      Respeito, polêmico igual a mamilos!