segunda-feira, abril 01, 2013

Amamentação (parte I)

Sim eu ainda estou vivaaaa (rsrs) e não, a Sofia ainda não nasceu, mas agora falta bem pouquinho.
Hoje eu vou falar sobre como estou me preparando para a amamentação. Como já devem ter lido aqui no blog, eu tentei continuar com a amamentação da Giulia mas infelizmente desisti, não me informei como deveria, li o que não devia e por fim  a falta de experiência gritou e detonou com tudo. Mas sempre fui super a favor da amamentação exclusiva até os seis meses de idade.
Dessa vez desde que recebi o meu positivo comecei a matutar tudo que eu poderia fazer durante  a gestação para ajudar, deixei tudo pesquisado, copiado e separado só para pôr em prática quando ela chegar (sim é muuuuita vontade de amamentar, minha gente).

Estímulo 

Toda mãe com certeza já ouviu: -Quanto mais o bebê sugar mais leite você produzirá!      E o conceito  de amamentação é esse, e foi exatamente esse o motivo de não ter conseguido amamentar a Giulia, eu simplesmente não levei a sério. Caí no ''produzo pouco leite''. Mas como uma pessoa que tirava 250ml no lactário para um bebê que mamava apenas 60ml poderia de uma hora para outra virar a ''mãe que não produz leite''?!  Como? Lendo balelas no Dr Google, consultando a filha em um pediatra que tinha o hábito de receitar NAN para todos os bebês e por fim ouvindo besteiras de gente que não sabia meleca nenhuma, aqueles que dizem coisa do tipo: ''- Essa aguinha não alimenta, - Dá logo NAN pra esse bebê dormir, - Você vai matar sua filha de fome.''  Antes eu tivesse mandado geral se catar e seguido meus instintos.

Então, levando em consideração a minha primeira experiência dessa vez eu penso em amamentar e tirar o restante do leite com a bombinha elétrica e doar ou estocar. Nao sei se já perceberam, mas uns 15/20 dias depois que o bebê nasce reduz a produção de leite, eu tive a sensação de que ele se estabilizava, afinal pra quê produzir 120 se o bebê só vai mamar 60ml? Certa vez eu li que isso acontece pq os hormônios se estabilizam e a produção vai se adequando as necessidades do bebê (infelizmente, infelizmente mesmo eu não encontrei o link). E comigo foi assim, como eu não amamentava a noite e nem tirava o leite enquanto a Giulia estava internada, eu não produzia a noite! Daí no dia que ela teve alta a madrugada foi bem longa, pq eu simplesmente só tive leite pela manhã, bizarro, não? Então eu acredito que fazendo dessa forma irei ''acostumar'' meu corpo a produzir mais, até pq nos primeiros dias o bebê mama bem pouquinho pois dorme muito. Não vou arriscar, vai ser muito cansativo, mas melhor sobrar a faltar, e se sobrar ainda posso fazer a boa ação de doar :)

A bombinha que vou usar vai ser a Medela, achei super prática pois é pequena e funciona na eletricidade  e pilha.  Caso eu venha a estocar vou usar os saquinhos também da medela que são super úteis e higiênicos, mas se tudo der certo pretendo doar para o banco de leite, e nesse caso eles enviam os frascos para coleta.


      



Conchas 

As famosas conchas de amamentação, essa foi uma das coisas que pesquisei e vi que já conhecia mas não usei, e senti raiva de mim por isso (rsrs)! Li bastante a respeito e vi que além de serem as queridinhas da amamentação elas estimulam a produção de leite! Ah, e claro:
- Substituem o absorvente para seios (que eu usei muuuuito nas primeiras semanas), eu nã tive uma experiência muito boa com os absorventes pois tinha a sensação de que ''assavam''ainda mais os mamilos, quando eu tirava era o ó, e olha que nem tive fissuras, e fora o cheirão de leite azedo que ele deixa, ecat!
- Estoca o leite que vaza, mas atenção: Esse só deve ser feito se as conchas forem esterilizadas! Caso contrário nem pensar, pois contamina o leite.
- Evitam o contato do mamilo com a roupa (que nos primeiros dias é agoniante).
 As conchas ajudam no escoamento do leite, elas mantêm a aréola vazia pela pressão que exercem, por isso também é importante que o furo da concha compreenda a aréola.  Diminuindo a possibilidade de empedramento.
Li relatos de muitas mães que diziam que produziam muito com o uso das conchas, e só parou quando deixaram de usar as conchas. Eu já comprei a minha, optei pelo modelo da Avent que tem três tipos de concha diferentes, vem um par de conchas ventiladas (aquelas com furinhos que toooodas reclamam pq se vc abaixar pode tomar um banho), um par de conchas protetoras não ventiladas e um par de protetores para os seios. As minhas ainda não chegaram, mas assim que chegarem já vou começar a usar. 
Conchas de amamentação Avent 

Pomada 

Quando amamentava a Giulia eu usava a Lansinoh (a queridinha das mamães), dessa vez além da lansinoh pedi pro marido trazer uma medela para testar, afinal os produtos medelas são os tops da amamentação. Me surpreendi com a pomada, usei há algumas semanas e senti que ela tem a mesma textura da lansinoh (não sei se todas as pomadas de lanolina tem a mesma textura), e como tenho o mamilo super fininho senti que ela ajudou a engrossar um pouco, vamos ver se caso eu venha a ter alguma fissura ela será eficiente como a Lansinoh (que eu já deixei no estoque rsrs). 
Quanto a lansinoh não tenho muito o que falar, para mim foi perfeita, nunca tive fissuras. 

Medela                                           Lansinoh 




Chupetas, protetores de mamilo, mamadeiras

As chupetas eu cheguei a comprar umas ortodonticas da chicco e da Tommee Tippee que usei bastante com a Giulia, mas como não quero ter o problema de confusão de bicos já guardei no armário e vou zunir para algum lugar para não ter recaídas.  


Na realidade, o uso concomitante de bicos artificiais e aleitamento materno pode causar a chamada “confusão de bicos”, termo utilizado inicialmente por Neifert, Lawrence e Seacat (1995). A partir do momento em que o bebê recebe alimentação por meio de bicos artificiais, a ação das estruturas orais se modifica de tal forma que, ao retornar ao aleitamento materno, não haja condições de realizar a ordenha da mama, visto que tais estruturas sofreram mudanças de tônus, mobilidade e função.
O que decorre dessa disfunção motora oral é uma sequência de situações que, cedo ou tarde, levarão ao desmame: bebê não se alimenta o suficiente, chora, a mãe oferece complemento, por não haver estimulo mamário para a produção de leite há uma redução de seu volume, o que se torna um ciclo vicioso que termina por favorecer a alimentação exclusiva por mamadeira.
(Fonte: http://www.acalmma.com.br/)  




Dividi o Post em dois para não ficar extenso e cansativo. 




2 comentários:

  1. eu tmb não consegui amamentar o Bryan, porque meu mamilo rachou, sangrou e eu amamentava chorando. Foi falta de informação, combinada com a falta de prática e boa pega. Dei chupeta, dei NAN, e com 4 meses ele confundiu os bicos e largou o pouquinho de peito que eu dava. Agora na gravidez da Bebela decidi fazer tudo diferente. Usei as conchas, a pomada e a pega foi certeira, resultado: amamentando exclusivamente e feliz a mais de 2 meses. e acho que o motivo do sucesso foi eu nem ter comprado mamadeira nem nada para prejudicar a amamentação. Dou em livre demanda, ou seja, chorou é peito, sempre deixei mamar a vontade, e nem por isso ela faz meu peito de chupeta! Estou muito feliz por ter conseguido e saber que ela engorda só com o leitinho da mamãe.
    Você vai conseguir sim \o torcendo aqui por vocês!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Jacque, fico super feliz em saber que conseguiram, só que passa pela situação que sabe como é triste parar de amamentar... Acho que o primeiro passo é preparação, mesmo. Ah e claro, não comprar chupetas (confesso que tinha comprado mas já zuni) e mamadeiras ajudam demais!!
      Beijoss

      Excluir